
Histórico
Obra Assistencial e Social Coração de Maria
No dia 04 de Agosto de 1985 na casa de retiro Monte Tabor no bairro Jardim Satélite em São José dos Campos, foi criada, por aclamação unânime a Obra Assistencial e Social Coração de Maria, circunscrita aos limites da Paróquia Coração de Jesus no bairro Bosque dos Eucaliptos pelo Bispo Dom Eusébio Oscar Scheid e comunidade paroquial, com a finalidade de acolher e amparar uma comunidade que se formou na Avenida Salinas por pessoas que não tinham moradias e que estavam em vulnerabilidade social, no ano de 1993. O nome da creche: Rosália Joana Scheid é uma homenagem à mãe do bispo Dom Eusébio Oscar Scheid.
Para iniciar esse trabalho houve um movimento de voluntários que visitaram e cadastraram cada família, neste levantamento descobriram que havia quarenta crianças que não estavam matriculada nas escolas e estavam pedindo alimentos nas redondezas, desde então, surgiu a ideia da Obra atender essas crianças. Neste período as crianças eram atendidas por voluntários da comunidade em período parcial (manhã), eram onze crianças com idade de 03 a 14 anos.
No decorrer do trabalho em 15 de Agosto de 1995 houve a necessidade de ampliar o atendimento, pois as famílias estavam sendo inseridas no mercado de trabalho e o número de atendimento passou de 11para30 crianças em período integral (manhã e tarde), sendo que as com idade de frequentar a escola regular eram atendidas no período contrário de aula e para sua permanência na instituição era obrigatório estar matriculada na escola, e as crianças que não tinham a obrigatoriedade escolar permaneciam em período integral na creche. Também para garantir o vínculo das crianças com o educador, além dos voluntários houve a necessidade de contratar funcionários, sendo assim o trabalho era composto de voluntários e funcionários. Nos anos seguintes ampliamos nossas instalações adequando os espaços para atender as crianças com mais qualidade. Chegamos a atender 130 crianças de 3 a 14 anos. Este atendimento era socioeducativo já que a maioria frequentava a escola regular; para as maiores também era oferecido um horário para tarefa e reforço escolar, com as que não frequentavam a escola regular eram desenvolvidos projetos educacionais considerando sua faixa etária.
Em 2007 iniciou-se uma parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania estabelecendo a partir desta, o projeto CECOI. Passamos a atender 54 crianças de 3 a 5 anos, divididas em duas salas, sendo uma sala do Infantil I com 22 crianças e uma multisseriada, Infantil II e III com 32 crianças, em período integral, sendo assim a partir desta parceria nossa instituição é vinculada a área de Educação Infantil deixando de ser apenas assistencialista para assumir o caráter educativo.
Atualmente o CECOI Rosália Joana Scheid atende a 90 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses em período integral, proporcionando aos pais que trabalham a possibilidade de promoção social e as crianças nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
